29 de ago. de 2024
Um dos objetivos mais procurados pelas pessoas é a harmonia estética. Emagrecer e perder aqueles quilos a mais pode ser benéfico para a sua saúde, mas isso deve ser feito com acompanhamento profissional, já que perder peso demais ou da forma errada pode ser mais prejudicial do que guardar aquelas gordurinhas extras.
Doutora, como emagrecer de forma saudável?
Essa deve ser a pergunta que eu mais ouço na vida, e eu adoro respondê-la. Primeiro, temos que nos atentar ao processo de mastigação dos alimentos. Sim, isso mesmo. É importante mastigar devagar os alimentos. Por que? Porque quando mastigamos, o nosso cérebro capta os movimentos realizados pelos músculos envolvidos e produz impulsos de saciedade para o nosso organismo. Dessa forma, damos mais tempo para o cérebro realizar esse processo, o que faz o organismo perceber o ponto de saciedade mais rapidamente.
Hidrate-se
Outro aspecto muito importante é a hidratação. Além de manter o organismo devidamente hidratado, o consumo de água entre as refeições contribui para diminuir a fome, assim como para reduzir a retenção de líquidos. Priorize a água, água de coco, sucos naturais (sem açúcar), e evite bebidas gaseificadas, bebidas alcoólicas e achocolatados.
Durma bem
Tenha um sono regulado. Durante o sono, o corpo regula os níveis dos hormônios relacionados à sensação de fome, como leptina e grelina. Além disso, boas noites de sono diminuem o cortisol, o que costumeiramente aumenta o apetite e a retenção de gordura.
Consulte um endocrinologista
Por fim, consulte um profissional especializado. Uma consulta com um endocrinologista é fundamental, pois além de orientarem sobre os alimentos mais indicados para o seu organismo e os exercícios mais adequados para a sua idade, esses profissionais também podem solicitar exames clínicos para verificar como está a sua saúde de maneira geral.
Autor
Patricia Peres