29 de ago. de 2024
O que é esse tão famoso hormônio do estresse?
O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais. Essas glândulas estão localizadas acima dos rins e fazem parte do sistema endócrino. Quando o corpo percebe estresse, as glândulas produzem cortisol e liberam esse hormônio na corrente sanguínea. É daí que vem a fama do cortisol, ele realmente tem relação com o estresse.
Mas então o cortisol é ruim?
Apesar do cortisol ter sim seu papel no estresse, não devemos limitar esse hormônio a isso, afinal, assim como todos os nossos hormônios, ele tem funções muito importantes no organismo, como: regular o metabolismo, resposta inflamatória, níveis de açúcar no sangue, liberar energia e principalmente, despertar o corpo ao amanhecer.
O problema está na quantidade
O excesso de produção de cortisol pode ter consequências físicas e emocionais. Dentre as consequências físicas, estão o aumento do peso, pressão alta ou osteoporose. Dentre as emocionais, estão a ansiedade, depressão, esgotamento emocional, entre outras.
Como tratar
Se você anda muito(a) estressado(a) ultimamente, vá ao endocrinologista. Consultar um médico especialista é fundamental para o diagnóstico de qualquer distúrbio relacionado a esse e outros hormônios.
Autor
Patricia Peres