29 de ago. de 2024
O que é?
Diabetes é uma doença metabólica, o que implica dizer que ela afeta o corpo como um todo. É uma doença causada pela produção insuficiente ou resistência a insulina, dependendo do tipo. a insulina é o hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A doença causa o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença.
Tipos de diabetes
Existem vários tipos de diabetes, mas eles podem ser resumidos a dois. O tipo 1 é uma doença crônica, autoimune e hereditária, que concentra entre 5% e 10% do total de diabéticos no Brasil. O diabetes tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. Dizer que alguém tem diabetes tipo 1 quer dizer que o pâncreas dessa pessoa não produz insulina ou a produz em uma quantidade muito pequena, graças a um ataque das células de defesa do organismo contra o próprio pâncreas. Já o diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida, desenvolvendo resistência a ela. A causa do diabetes tipo 2 está diretamente relacionado ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados. Cerca de 90% das pessoas que têm diabetes, possuem justamente esse tipo.
Como prevenir?
O diabetes tipo 1 é uma doença hereditária, com traços genéticos, então não existe prevenção ou cura, mas sim tratamento. Já a melhor forma de prevenir o diabetes tipo 2 é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas. No entanto, recomendo uma consulta com um endocrinologista, para um acompanhamento de perto do seu quadro clínico, orientações, exames, entre outros.
Autor
Patricia Peres