
Depressão pós-parto: O que fazer?
Psicóloga aconselha mães e pessoas próximas a buscarem ajuda para tratar a depressão pós-parto
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a depressão pós-parto é muito comum. Ela acomete cerca de 10% das mães e pode aparecer logo no primeiro mês depois do parto. Em alguns casos, ela também pode surgir no decorrer do primeiro ano de vida do bebê.
Sintomas da depressão pós-parto
Os principais sintomas são ansiedade, falta de energia, tristeza e sentimento de incapacidade para cuidar do bebê. Muitas mães tentam esconder tais sintomas e acreditam que têm culpa por apresentarem esses sentimentos. Elas acham que estão de alguma maneira rejeitando o bebê. No entanto, não se sabe ao certo o que pode causar a depressão pós-parto.
Os especialistas na área ainda não têm uma explicação concreta sobre a causa da depressão pós-parto. Muitos defendem que ela seja fruto de uma combinação de fatores como hormônios, fatores ambientais, psicológicos e genéticos.
Identificar a depressão pós-parto e buscar ajuda é essencial
É extremamente importante que essa mãe ou alguém que esteja ao lado dela, identifique esses sintomas e busque ajuda para minimizá-los o mais breve possível. Isso vai auxiliar para que ela receba o tratamento necessário e entender que esses sentimentos não são culpa dela.
Tratamento da depressão pós-parto
O tratamento envolve terapia e, em alguns casos, o uso de medicamentos.
Lembre-se: independente da mamãe estar em depressão pós-parto ou não, esse é um momento de transição na vida de qualquer mulher. De fato, esse é um período que requer muita paciência, atenção e dedicação.
Um cuidado que não deve ser só com o bebê, mas também com essa nova mulher que está nascendo.
O nascimento de um filho é uma grande mudança!
Afinal, quando nasce um filho, nasce uma mãe!!!
Esse post foi escrito pela minha amiga e psicóloga Silvia Cristina Schneider Cavallari de Campos.

Quer entrar em contato com ela? Acesse: www.facebook.com/silviadecampospsicologa/
Quer entrar em contato comigo? Clique aqui