DSTs: 10 coisas que toda garota deve saber! - Dra. Patrícia Peres

DSTs: 10 coisas que toda garota deve saber!

DSTs Sexualidade

DSTs: 10 coisas que toda garota deve saber!

DSTs: aposto que você já ouviu falar sobre elas! Quando o assunto é sexo, todo mundo tem um palpite a dar. Difícil é saber exatamente o que a gente deve fazer ou não. Mas, quer saber uma verdade incontestável? Camisinha #temqueusar! Só ela protege contra as tão temidas doenças sexualmente transmissíveis.DSTs

  • O que são DSTs?

As doenças sexualmente transmissíveis são causadas e transmitidas por microorganismos através do sexo – pode ser vaginal, oral ou anal. Entre elas estão a Sífilis, a gonorreia, o HIV, o HPV e o herpes genital.

  • Posso pegar uma DST sem sexo?

Com exceção da AIDS e das hepatites B e C, que podem ser transmitidas através do sangue e do aleitamento materno, você só pega uma DST se tiver contato íntimo com alguém.

  • Sexo oral transmite DST?

Sim, todas as DSTs podem ser transmitidas por TODAS as formas de sexo, e isso inclui o sexo oral tanto no homem, quanto na mulher!

  • E nas relações homoafetivas?

Independente da sua opção sexual, todo contato íntimo pode transmitir doenças.

  • Quais são seus sintomas?

Fique atenta! Muitos sintomas comuns a outras doenças podem aparecer nos casos de DST, entre eles: ardência para urinar, corrimento, feridas e verrugas na vagina ou no ânus, ínguas (são semelhante a bolinhas) na virilha, além de dor persistente na relação sexual.

  • Corrimento é sempre sinal de perigo?

A vagina é naturalmente úmida, pois ela tem uma secreção transparente, sem cheiro forte. Agora, se você perceber um corrimento diferente, é importante marcar uma consulta com o ginecologista e investigar. Só o especialista poderá dizer se está tudo okay.

  • E o que é o HPV que todo mundo fala?

São vírus. São vários tipos de HPV (papilomavírus humano) que podem ser transmitidos pelo contato sexual, o que os classifica como DSTs. Alguns provocam verrugas genitais e outros podem causar o câncer no colo de útero, na vagina, na vulva, na orofaringe, na laringe, no ânus e no pênis. Atualmente existe uma vacina que pode ajudar a prevenir vários tipos de HPV.

  • A candidíase é uma DST?

Não! Na verdade, a candidíase é causada por um fungo que faz parte da flora vaginal da mulher, porém com alteração do ambiente vaginal por diferentes motivos, causa um aumento da secreção, tornando-se leitoso e causando irritação, vermelhidão, coceira e inchaço da vulva e vagina, além de ardência para urinar.

  • Preciso usar camisinha mesmo tomando pílula?

SIMMMMM!!! Quando usada corretamente, é o único método que previne as DSTs. Além de garantir maior segurança na prevenção da gravidez, uma vez que não há método 100% seguro. O ideal mesmo é combinar 2 métodos.

  • Alguns garotos podem reclamar da camisinha, dizendo que a mulher só quer usar porque não confia neles. Afinal, dispensar a camisinha é prova de amor e confiança?

Não caia nessa!!!! A sua proteção quem precisa garantir é você mesmo, garota! Seu parceiro está negando a usá-la? Então nada de sexo! A camisinha não prejudica a relação e ainda protege os dois. Além da tradicional camisinha de látex, hoje em dia há modelos maiores, mais finos e resistentes, além das opções com texturas, cheiros, cores e sabores! Portanto, não há desculpa!

Ame-se e cuide-se, acima de tudo!

Espero que essas informações possam ser úteis, assim como outras que estão em meu blog. Mas lembre-se sempre: nada substitui uma consulta ao médico. Informe-se e conte com um profissional de confiança para cuidar de sua saúde. ?

Quer receber mais conteúdo de valor sobre saúde e saúde da mulher? Acompanhe a minha página no Facebook

drapatriciaperes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.