Gestação e parto seguro

POR DRA. PATRÍCIA PERES

Muitos ginecologistas também trabalham no cuidado da GRAVIDEZ: são OBSTETRAS. O médico obstetra não é somente o profissional que irá realizar o parto e trazer seu bebê ao mundo. Ele é o responsável por avaliar a saúde da mulher e dos pequenos ainda no útero! 

A obstetrícia é a especialidade que orienta a gestação de acordo com cada paciente e os seus riscos, recomenda hábitos de vida saudáveis, alimentação, vacinas, solicita exames e acompanha todos os aspectos da gravidez. Ou seja, é responsável pelo que chamamos de PRÉ-NATAL.

É através de um bom pré-natal, com consultas regulares, que avaliamos a evolução da gravidez, os riscos de doenças para a mãe (como pressão alta, diabetes, infecções), assim como para o bebê, como prevenção de partos prematuros e mal-formações.

Toda mulher têm direito a um pré-natal de qualidade e deve buscar por isso.

Obstare, do latim, estar ao lado, de onde deriva o termo Obstetrícia, é um serviço de atenção à mulher no momento mais importante de sua vida.

O obstetra deve ser alguém com quem nos identificamos, temos boa relação médico-paciente, ou seja, em quem sentimos confiança para responder nossos questionamentos e até mesmo acalmar nossas angústias em momentos de crise, pois muitas mudanças irão acontecer até a chegada do bebê! São mudanças da forma e do funcionamento do corpo feminino, algumas vezes um processo difícil e doloroso. Será o renascimento de uma nova mulher, “da Mãe” e o crescimento de uma nova Família.

Assim, preparar as pacientes para esse momento tão importante, desde gestação, parto, pós-parto e amamentação, de maneira acolhedora e humanista faz parte da minha missão.