Implanon: Saiba como ele evita a gravidez - Dra. Patricia Peres

Implanon: Saiba como ele evita a gravidez

implanon Ginecologia

Implanon: Saiba como ele evita a gravidez

Conheça o implanon (implante transdérmico), como ele evita a gravidez e qual é a sua eficácia

Antes de explicar com o implanon evita a gravides, vou explicar o que é o implanon exatamente. Ele um implante subdérmico, ou seja, que é colocado abaixo da pele, no braço da mulher. Ele tem forma de bastão e mede cerca de 4 cm.

Considerado um dos métodos contraceptivos mais eficazes, o implanon libera diariamente pequenas quantidades do hormônio etonogestrel (um derivado da progesterona).

Existem dois tipos de implanon:

  • Implanon de primeira geração: É o implanon clássico. Não pode ser visto via raios-X, o que dificulta um pouco sua retirada caso o dispositivo saia do lugar. Possui um aplicador simples.
  • Implanon NXT: Considerada a segunda geração do produto, tem o mesmo tamanho, aspecto e flexibilidade. A diferença está no novo aplicador, que facilita a colocação, e na presença de sulfato de bário, o que permite que seja visto em raios-X.

implanon

Como ele evita a gravidez?

Na prática, o implante evita a oscilação mensal dos hormônios que causa a ovulação. Há o bloqueio da liberação do óvulo e ainda altera o muco do colo do útero, que é uma secreção mais espessa, dificultando a passagem dos espermatozoides e assim, a fecundação.

Benefícios 

Como método contraceptivo de longa duração, ele não perde a eficácia no caso de vômitos, diarreia ou na ingestão de outros medicamentos. Confira os principais benefícios apontados:

  • Estudos apontam alta aceitação do método, com índice de 70,8% continuidade
  • Há redução do volume da menstruação, das cólicas menstruais, dos sintomas da TPM.
  • A cada 10 usuárias, 4 param de menstruar, 4 sangram a cada 2-3 meses, 1 sangra todo mês, 1 sangra mais que 2x no mês. Ou seja, 85 a 90% ficam bem.

Quer saber mais sobre o método? Converse com seu médico!

Espero que essas informações possam ser úteis, assim como outras que estão em meu blog. Mas lembre-se sempre: nada substitui uma consulta ao médico. Informe-se e conte com um profissional de confiança para cuidar de sua saúde. ?

Quer receber mais conteúdo de valor sobre saúde e saúde da mulher? Acompanhe a minha página no Facebook

drapatriciaperes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.