
Implanon: Saiba como ele evita a gravidez
Conheça o implanon (implante transdérmico), como ele evita a gravidez e qual é a sua eficácia
Antes de explicar com o implanon evita a gravides, vou explicar o que é o implanon exatamente. Ele um implante subdérmico, ou seja, que é colocado abaixo da pele, no braço da mulher. Ele tem forma de bastão e mede cerca de 4 cm.
Considerado um dos métodos contraceptivos mais eficazes, o implanon libera diariamente pequenas quantidades do hormônio etonogestrel (um derivado da progesterona).
Existem dois tipos de implanon:
- Implanon de primeira geração: É o implanon clássico. Não pode ser visto via raios-X, o que dificulta um pouco sua retirada caso o dispositivo saia do lugar. Possui um aplicador simples.
- Implanon NXT: Considerada a segunda geração do produto, tem o mesmo tamanho, aspecto e flexibilidade. A diferença está no novo aplicador, que facilita a colocação, e na presença de sulfato de bário, o que permite que seja visto em raios-X.
Como ele evita a gravidez?
Na prática, o implante evita a oscilação mensal dos hormônios que causa a ovulação. Há o bloqueio da liberação do óvulo e ainda altera o muco do colo do útero, que é uma secreção mais espessa, dificultando a passagem dos espermatozoides e assim, a fecundação.
Benefícios
Como método contraceptivo de longa duração, ele não perde a eficácia no caso de vômitos, diarreia ou na ingestão de outros medicamentos. Confira os principais benefícios apontados:
- Estudos apontam alta aceitação do método, com índice de 70,8% continuidade
- Há redução do volume da menstruação, das cólicas menstruais, dos sintomas da TPM.
- A cada 10 usuárias, 4 param de menstruar, 4 sangram a cada 2-3 meses, 1 sangra todo mês, 1 sangra mais que 2x no mês. Ou seja, 85 a 90% ficam bem.
Quer saber mais sobre o método? Converse com seu médico!
Espero que essas informações possam ser úteis, assim como outras que estão em meu blog. Mas lembre-se sempre: nada substitui uma consulta ao médico. Informe-se e conte com um profissional de confiança para cuidar de sua saúde.
Quer receber mais conteúdo de valor sobre saúde e saúde da mulher? Acompanhe a minha página no Facebook