
O íntimo de ser mulher: a importância da Ginecologia
Ao longo do tempo, a mulher conquistou seu lugar na sociedade passando por muitas transformações, do ”sexo frágil” à guerreira e batalhadora, em busca de novos papéis, objetivos e sonhos. Hoje, as mulheres são tudo o que desejam ser. Para tantas mudanças, o apoio médico sempre foi importante, orientando saúde e bem-estar.
O ginecologista é o médico que trata de todo cuidado intimo da mulher: do seu corpo e de sua mente, também. Eles devem estar em harmonia para a saúde dos órgãos reprodutores femininos.
Desta forma, a palavra “ginecologia” vem do grego γυνή gyne “mulher” e -logia “estudo”.
A partir da adolescência, com ativação dos hormônios, muitas dúvidas começam a surgir. Mesmo antes de iniciar a vida sexual, é importante consultar um ginecologista, não só para avaliar possíveis problemas como alterações da menstruação, cólicas, alterações nas mamas, TPM, mas também para aproveitar a oportunidade e fornecer orientações sobre o seu próprio corpo, mudanças que acontecem em cada fase da vida, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e tantas outras dúvidas.
É uma especialidade de PREVENÇÃO. Algumas doenças podem não apresentar sintomas no início, assim, o exame clínico e avaliação completa podem detectá-las precocemente e curar, na maioria dos casos. Alguns exames como o Papanicolau (também chamado de “preventivo” ou citologia oncótica), ultrassom e mamografia fazem parte da rotina anual, dependendo de cada paciente.
Muitos ginecologistas também trabalham no cuidado da gravidez: são obstetras. O médico obstetra não é somente o profissional que irá realizar o parto e trazer seu bebê ao mundo. Ele é o responsável por avaliar nossa saúde e dos pequenos ainda no útero! Ele irá recomendar hábitos de vida saudáveis, pedir exames e acompanhar todos os aspectos da gravidez.
O obstetra deve ser alguém em quem sentimos confiança para responder nossos questionamentos e até mesmo acalmar nossas angústias em momentos de crise, pois muitas mudanças irão acontecer até a chegada do bebê!
Por mais vergonha ou timidez que algumas mulheres sintam, é imprescindível realizar exames e acompanhamento com ginecologistas e obstetras durante toda nossa vida. Mais importante do que a vergonha é a nossa saúde.
LEMBRE-SE: Essa é a especialidade, é o MÉDICO que acompanhará sempre a nossa vida! Por isso, um bom relacionamento entre você e ele é fundamental nessa jornada. Assim, dedico esse texto para uma nova geração de mulheres lindas, decididas, grandiosas e saudáveis!