Primeira vez no ginecologista: O que ninguém nunca te falou!

Primeira vez no ginecologista: o que ninguém nunca te falou!

ginecologista Ginecologia

Primeira vez no ginecologista: o que ninguém nunca te…

A adolescência é uma fase cheia de dúvidas e medos, é nela que geralmente surge a primeira menstruação. A melhor maneira de começar este novo período, cheio de descobertas e desafios é junto a um médico ginecologista, que possa dar segurança, clareza nas informações e transmitir confiança. Esse é o profissional que poderá te acompanhar por todos os momentos da sua vida: primeira menstruação, primeiro namoro, primeira vez, gravidez…

O ginecologista é o profissional indicado para conversar sobre as funções menstruais e reprodutivas, sobre métodos anticoncepcionais, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), doenças próprias da mulher e da sexualidade.

Hoje neste post decidi esclarecer 5 dúvidas bastante comum das adolescentes. Espero que possa ser útil pra você! ?

ginecologista

  1. É normal ter vergonha do ginecologista?

Super! É natural sentir um frio na barriga. Afinal, você estará falando sobre coisas tão íntimas com alguém que você pouco conhece. Na primeira consulta, rola uma conversa para conhecer você melhor. Perguntamos sobre sua rotina, seus hábitos de vida, doenças na família e claro, se você tem alguma dúvida específica.

Essa conversa é bastante importante até para tirar aquele nervoso! Depois, você será encaminhada para exame clínico, mas só se quiser e se sentir segura. Exames serão pedidos de acordo com cada caso, assim como orientações e receitas médicas.

  1. Adolescente pode fazer consulta com ginecologista sem a mãe?

A decisão de ir acompanhada ou não é da paciente e deve ser respeitada pelo médico. Há quem se sinta mais segura, porém há quem ache que ficará mais constrangida. O importante é estar tranquila e ter liberdade de falar numa boa com o médico.

  1. Depois da consulta, o ginecologista costuma ligar para os pais da adolescente?

Não. Pode ficar tranquila, sua intimidade será preservada e toda a conversa durante a consulta ficará entre você e o médico. O sigilo profissional é garantido pela ética médica, assim como não cabe ao médico julgar ou dar opinião sobre a sua vida sexual. Por isso, é importante contar mais sobre você para que você possa ser orientada da melhor maneira possível.

  1. Como é feito o exame ginecológico?

Orientamos retirar toda a roupa e colocar um avental com abertura na frente para facilitar o exame. Quando estiver deitada na maca, fazemos o primeiro exame geral e exame das mamas. Em seguida, há colocação das pernas em apoiadores para o exame ginecológico da parte externa genital, que é a vulva. Se já teve relação sexual, também fará exame da parte interna genital, vagina, útero, ovário e trompas.

  1. O exame da parte interna dói?

O procedimento pode causar desconforto, uma pressão, mas não dor. O médico faz o exame ginecológico introduzindo um pequeno aparelho chamado espéculo que, aberto, permite visualizar melhor a vagina e o colo do útero, além de permitir a coleta de material para o exame preventivo de câncer do colo do útero, que é o Papanicolau. Em seguida, realizamos o toque vaginal, introduzindo o dedo na vagina para avaliar os órgãos internos – vagina, útero, trompas e ovários.

A relação de confiança médico-paciente é realmente essencial. Depois de sua primeira consulta, tenho certeza que vai surgir uma garota mais confiante, atualizada e saudável!

 Dicas úteis para a primeira ida ao ginecologista:

  • Tenha certeza de que o ginecologista estará ao seu lado, sem julgamentos ou críticas. O médico tem o importante papel de buscar sempre te ajudar.
  • Você só será examinada se estiver a fim! E, em todos os casos, será ouvida e respeitada.
  • Tudo (absolutamente tudo!) que você disser ou fizer durante a consulta ginecológica será um segredo entre você e seu médico.

Espero que essas informações possam ser úteis, assim como outras que estão em meu blog. Mas lembre-se sempre: nada substitui uma consulta ao médico. Informe-se e conte com um profissional de confiança para cuidar de sua saúde. ?

Quer receber mais conteúdo de valor sobre saúde e saúde da mulher? Acompanhe a minha página no Facebook

drapatriciaperes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.