Quantas semanas são quantos meses?! - Patrícia Peres

Quantas semanas são quantos meses?!

Ginecologia

Quantas semanas são quantos meses?!

Pregnancy-MassageMuitas pacientes ficam na dúvida sobre o tempo da gestação, afinal todo mundo aprendeu que ela dura 9 meses. Mas nós, médicos, contamos em semanas. A gestação normal pode durar em média 40/41 semanas, sendo que o bebê é considerado “maduro” a partir de 37 semanas.

Inicia-se a contagem pelo 1º. Dia da última menstruação. Nos casos de incerteza da menstruação, de ciclos menstruais irregulares, o Ultrassom pode nos fornecer o tempo mais aproximado ao medir o embrião e o saco gestacional. Quanto mais precoce for a gestação, mais preciso será o tempo de gravidez estimado pelo exame ultrassonográfico.

Veja a tabela abaixo correspondente aos meses de gravidez:

semanas de gravidez

  • Primeiro trimestre: até o fim da 12ª. semana de gravidez.
  • Segundo trimestre: do início da 13ª. até o fim da 28ª. Semana.
  • Terceiro trimestre: A partir da 29ª. semana de gravidez.

woman-with-newborn-in-hospital

E a data provável do parto é o dia exato do nascimento do bebê?! Não. É a data estimada quando a gestante completará 40 semanas. A natureza é sábia! Os bebês sabem quando precisam nascer. Eles têm o tempo deles. Ideal é que ocorra o trabalho de parto após 37 semanas, assim não são mais considerados prematuros. Entretanto, alguns fatores e algumas complicações podem ocorrer e o nascimento acaba sendo antecipado.

A gestação chegou até 40 semanas, e agora? Importante continuar seguindo o pré-natal e as orientações do médico. Recomenda-se avaliação do bebê a cada dois dias, com exame clínico, cardiotocografia e amnioscopia (exame do líquido amniótico) quando possível. Cada caso é individualizado. Cada paciente tem sua história e cada gestação é diferente! Algumas pacientes não entram espontaneamente em trabalho de parto e muitas vezes a indução do parto faz-se necessária usando medicações. Geralmente as maternidades iniciam a indução com 41 semanas, outras vezes, é indicado parto cesárea.

drapatriciaperes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.